quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Socialismo Soviético

FERREIRA, Jorge. O socialismo soviético, in: REIS FILHO, D. A.; FERREIRA, J e ZENHA, C. O Século XX- O tempo das Crises: revoluções, fascismos e guerras. RJ: civilização Brasileira, p 79-108.



Juliana Maria Manfio



O texto de Jorge Ferreira, professor adjunto de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense, demonstra como ocorreu à construção do socialismo soviético, um sistema político que traria transformações econômicas, sociais e culturais, na URSS, a partir de 1929, através da figura de Stalin.
Dessa forma, o artigo foi dividido em três subtítulos: 1) A construção do socialismo, que nos apresenta passo a passo, de como se formou a idéia do socialismo na URSS. As crises agrícolas de 1927 e 1928 levaram a Stalin reformar uma Nova Política Econômica, implantando a industrialização pesada e a coletivização do campo, através dos planos qüinqüenais. A coletivização do campo não foi bem aceita entre os camponeses, sendo forçados a sair de suas terras e obrigados a trabalhar nas fazendas coletivas. A população rural soviética passou para um novo tipo de servidão: a estatal. A partir daí, isso gerou na agricultura e pecuária, níveis de produção sofríveis. Já a industrialização acelerada na URSS foi um sucesso, para um país de agropecuária. O investimento na industrialização pesada provocou a rápido crescimento econômico. Assim, os operários foram os grandes sacrificados com isso, devido os drásticos índices de produção que deveriam ser executados, para cumprir as metas dos planos qüinqüenais. Apesar isso, a industrialização promoveu a milhões de soviéticos a melhorarem seus níveis de vida, através de oportunidades de empregos, e investimentos na saúde e educação.
No subtítulo 2) Stalin: camarada e tirano, o texto retrata a questão da popularidade de Stalin. O modelo socialista que exalta a figura do seu líder, o culto da personificação. O autor aborda, como principais fatores que levam as pessoas a cultuar a figura de Stalin: a maciça propaganda política oficial, aclamando a União Soviética e o sentimento de gratidão à Stalin, pelas melhorias nas condições de vida e também a promoção da ascensão social.
No subtítulo 3) O Grande Terror, mostra o lado “tirano” de Stalin, que entre os anos de 1936 e 1938, a população sofreu com perseguições, punições, torturas e mortes daqueles que a Stalin e a seu governo. A população teve participação nesse movimento, ajudando a Stalin a eliminar os inimigos e traidores. Assim, milhões de pessoas foram vítimas do Grande Terror Stalinista.
No último subtítulo 4) O modelo soviético, o autor reforça todas as características do socialismo soviético, apontadas ao longo de seu texto. Estatização dos meios de produção, modelo único de partido, a ideologia marxista-leninista, a exaltação da “mãe Rússia” e do culto a personificação do líder, são características que compõe o modelo socialista soviético.
Dessa maneira, o autor Jorge Ferreira, nos apresenta o socialismo soviético, de maneira clara, com um texto descritivo, explicando passo-a-passo as transformações ocorridas da Rússia e o cenário deixado por Stalin, com a implantação do socialismo. Proporcionando assim, o entendimento desse modelo político a qualquer pessoa que desejar lê-lo. O texto ainda provoca o leitor a ler sobre o socialismo de Cuba.
O socialismo soviético, implantado para igualar a sociedade russa, acabou prejudicando os camponeses e operários da Rússia, mantendo disparidades entre a população. Entretanto, apesar de concordar com as idéias do autor, pude perceber que, tanto o modelo socialista soviético, como o modelo capitalista vigente em grande parte do mundo, não beneficiaram, ou melhor, não favoreceram a massa trabalhadora.

2 comentários: