terça-feira, 17 de maio de 2011

Adeus Lênin!A degradação do socialismo



http://youtu.be/WjViOCJysuI
O filme Adeus Lênin (Good Bye Lênin!), lançado em 2003, retrata a história de uma família onde a Sra. Kerner cria sozinha seus dois filhos, tendo por base os princípios ideológicos e costumes socialistas. Ativista convicta ao caminhar pela rua vê seu filho Alexander ser espancado em uma passeata contra o governo. Perplexa, não suporta o choque, e entra em coma profundo. Após meses, acorda, mas o que ela não sabe é que o capitalismo esta instalado, caiu o muro de Berlim e o socialismo já não mais existe. Assim, o cineasta Walfganger Beckar transforma a trama de um drama em uma comédia para descrever como ficou a Alemanha Oriental. Alexandre para não deixar sua mãe sofrer outro choque, resolve esconder que o capitalismo tomou conta de toda Alemanha. Afinal não foram somente os ideais que mudaram. As roupas, os costumes, os programas televisivos, a comida e a propaganda capitalistas se espalharam pela antiga pátria do marxismo-leninismo. Assim, o jovem protagonista resolve isolar sua mãe em um quarto e trata-la como se nada tivesse mudando.
O longa-metragem relata como mundo ficou após 1989, com derrubada do murro de Berlim e o choque que a Alemanha Oriental teve ao dormir socialista e acordar capitalista. Se, de um lado, houve os que ficaram extasiados com as mudanças – afinal, era um mundo novo onde todos os sonhos matérias poderiam ser realizados –; de outro, ficaram não somente os órfãos do regime, mas os que ainda sonhavam com uma ideia de socialismo real e aguardavam que o mundo da cortina de ferro um dia viesse a se tornar isso. O filme não tem a pretensão de defender direita ou esquerda, mas sim relatar como ficou a Alemanha após a sua unificação, dando ênfase à luta pelas vagas de emprego, o aumento da variedade de produtos, a concentração de renda nas mãos das famílias mais abastadas, o desemprego e as ideologias que foram espremidas pelo capitalismo.
Assim pode se disser que a degradação da sociedade socialista deve-se ao descontentamento com o sistema, a população ansiava por uma política mais accessível menos ditatorial e melhores condições de vida. Embora o socialismo visasse uma sociedade mais justa e igualitária o povo não estava contente, ao contrário, muitos sentiam se reprimidos e sufocados pelo sistema. A queda do murro de Berlin foi o fim da divisão de dois mundos e o marco para uma nova sociedade, o socialismo passou a ser uma utopia e o capitalismo a dominar praticamente todo mundo.

Gláucia da Rosa Do Amaral.
Bibliografia:
►Adeus, Lênin, de Wolfgang Becker
►REIS FILHO, Daniel A.crise e degradação do socialismo
I►n REIS FILHO, D A.FERREIRA, J E ZENHA,C.O Século XX ¬¬- o tempo das dúvidas:Do declino das utopias as globalizações.Rio de Janeiro:Civilização Brasileira,2008.

Um comentário:

  1. A maneira com que o personagem Alexander manipula imagens e programas televisivos para evitar que sua mãe sofra um choque com o novo modelo político instaurado torna o filme um suspense hilário. Traduz, sob o viés de uma família, aquela transformação social tão importante para compreendermos o mundo contemporâneo. Parabéns Glaucia por estreiar nossa página e de maneira muito bela com um tema fascinante!!

    ResponderExcluir