quarta-feira, 13 de julho de 2011

NASCIMENTO DO ESTADO TOTALITÁRIO ALEMÃO: ADOLF HITLER






Gláucia da Rosa Do Amaral.
Com o fim da primeira guerra Mundial, estabeleceu-se na Alemanha a República de Weimar (modelo de governo parlamentarista democrático) na qual o presidente da república era eleito pelo voto direto onde se nomeava um chanceler que seria responsável pelo poder executivo. Quanto ao poder legislativo, era constituído por um parlamento composto de deputados eleitos pelo povo.
É importante destacar que, com a Segunda Guerra Mundial, as classes abastadas estão em pânico, os empresários fazem o que querem e a ordem que prevalece é cada um por si, assim oeste período é marcado pela urbanização e perda de valores.
Logo, para compreender a real situação do estado alemão, é indubitável saber que o governo alemão sofria inúmeras dificuldades de caráter econômico e social gerados pela guerra, pois o Tratado de Versalhes lhes obrigava a cumprir com inúmeros acordos como pagamento das dívidas aos países vencedores como França e Inglaterra. Mesmo com o desenvolvimento industrial, o país vinha sofrendo com desemprego e altíssimas taxas que geravam greves e constantes protestos contra o governo.
Portanto, com suspeita de que o movimento socialista se expandisse o governo passou a apoiar o partido antidemocrático liderado por Adolf Hitler. Durante a Primeira Grande Guerra, Hitler foi condecorado com a cruz de ferro, recompensa por mérito militar. Em 1919, fundou o partido dos trabalhadores e, pouco tempo depois se tornou chefe absoluto desse partido com as letras iniciais do nome do partido foi formado NAZI.
Em 1939, Hitler acumulou as funções de chanceler e chefe de estado na qual forçou a dissolução dos partidos políticos com exceção do seu. Fechou sindicatos, criou os campos de concentração para onde seguiam os presos como socialistas, comunistas e judeus e reuniu as forças morais, intelectuais educacionais e religiosas sob vigilância. Seus discursos eram baseados no saudosismo na busca dos laços da comunidade alimentando o ódio pelos outros países culpando pela derrota e depressão do capitalismo os judeus.
Hitler era visto como herói na qual a sociedade alemã na qual se acreditava que iria melhorar e reestruturar a sociedade e as classes. Assim nascia O ESTADO TOTALITÁRIO ALEMÃO.






Bibliografia:
GONÇALVES, Willians da silva. Segunda Guerra mundial. Ed civilização Brasileira.
CÁCERES florival, História Geral pág. 375 á378. Ed Moderna.





Nenhum comentário:

Postar um comentário